Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

23.03.18

UPorto: Estudantes de Belas Artes denunciam falta de condições na faculdade


Bruno Fernandes

AEFBAUP/Direitos Reservados

 

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AEFBAUP) lançou um Manifesto contra a falta de condições nas instalações da faculdade. 

O documento foi publicado na página de Facebook da associação e relata os problemas  existentes nos vários edifícios. 

Apesar dos problemas já não serem novos, a paciência esgotou-se no passado dia 14 de março. A tempestade Gisele provocou estragos dentro da faculdade com uma inundação no "Pavilhão de Escultura" e a provocar danos nos trabalhos dos estudantes nas salas de pintura. Os estudantes juntaram-se no "Pavilhão Central", levando a AEFBAUP a convocar uma Assembleia Geral extraordinária para o dia 20 de março com um único ponto: "Situação e falta de condições estruturais dos Edifícios FBAUP".  

Numa partilha no Facebook, datada de 15 de março, a associação é perentória a afirmar que "o investimento na educação em Portugal é vergonhoso e é fácil calcular que as prioridades dentro da Universidade do Porto também o são". "As melhores condições parecem apenas mover-se por interesses financeiros, e pior é esquecimento de que é a cultura que nos educa e faz mover a cidade. Podemos facilmente imaginar que cada tela hoje estragada poderia chegar a ser uma obra de arte avaliada em centenas (ou milhares) de euros, mas o problema é maior - somos uma faculdade que produz cultura e isso deveria ser tão importante como outros fatores", acrescenta a AEFBAUP. 

"O que é a Escola senão o corpo estudantil que a faz sobreviver?" - Manifesto

Após a AG, a AE lançou um manifesto na sua página de Facebook. Num documento de 5 páginas, a associação é perentória em afirmar os alunos se sentem "desvalorizados" e que "as propinas, de tão elevado valor", não estão "a servir, como foi em tempos o seu principio, para a melhoria da qualidade de ensino". 

A despreocupação da Reitoria da UP face às especificidades de faculdades no âmbito artístico e humanístico, como são a Faculdade de Belas Artes, Arquitectura e letras têm, ao longo dos tempos conduzido estes espaços à ruína do edificado, material e, sobretudo na qualidade do ensino. 

Reconhecendo que o problema das Belas Artes não é novo, os estudantes enumeram problemas de "falta de aquecimento", "canalização deficiente", "más condições do soalho", "chuvas constantes sobre os alunos e seus trabalhos" e "falta de salas para a quantidade de alunos existentes". Os alunos apontam ainda para a "falta de iluminação" no Pavilhão de Escultura ou para o "peso excessivo da maquinarias das Oficinas de Técnicas de Impressão no piso superior", a inexistência de condutas de ventilação nas Oficinas de Técnicas de Impressão e Laboratórios de Fotografia" e o "perigo iminente causado pelos fornos de Cerâmica no andar inferior" no Pavilhão de Tecnologias. Os alunos chamam a atenção para a Torre: "falta de condições e perigo de derrocada enquanto decorre o Mestrado de Design de Produto". 

A par disto, os estudantes de Belas Artes alega que há falta de pessoal: "o caso de Atelier I em Escultura que, na necessidade da divisão da sobrelotada turma em três áreas tecnológicas, uma delas fica sem apoio técnico, porque apenas existem dois técnicos naquele pavilhão". A associação refere que a presença dos técnicos é "preponderante" devido ao facto das "maquinarias são de perigo iminente". 

"Há muito que, com os cortes na área das Artes, têm vindo a reduzir a qualidade de experimentação e criatividade possível de promover dentro do espaço da FBAUP", lamenta a associação que quer, com o documento, "marcar a sua posição de desagrado". 

O Largo do Beco solicitou mais esclarecimentos à AEFBAUP e à reitoria da Universidade do Porto, sendo que esta notícia será atualizada logo que estejam disponíveis mais informações.

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
publicidade
wook é uma oferta?