Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

24.06.18

Quinta do Pôpa apresenta novos tintos


helena margarida

Direitos Reservados

"Pôpa TN" e "Pôpa VV", ambos da colheita de 2014, são as novas referências que chegam ao mercado pelas mãos do enólogo João Menezes e que resultam de um trabalho escrupulosamente acompanhado na vinha e na adega pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira, os co-proprietários da Quinta do Pôpa.

O Douro em garrafa, região tradicionalmente de Vinhas Velhas que dão néctares com história como agora o "Pôpa VV tinto 2014" cujas uvas colhidas numa parcela de vinha especial com mais de 80 anos e mais de 21 castas típicas desta região resultam num blend de excelência. A vinificação em lagar com o corte feito a pisa a pé preserva um Douro Vinhateiro com séculos de tradição. Após a fermentação alcoólica em lagar com controlo de temperatura, estagiou em barricas novas e usadas de carvalho francês e americano por um período de 12 a 15 meses. O resultado é um vinho de um vermelho rubi e de aromas frescos com notas mentoladas, enquadradas numa suave sensação floral e tostada. No palato, a frescura dá seguimento a um centro de boca com bom volume e tanino macio. O final de boca é intenso e marcante.

O "Pôpa TN tinto 2014" tem na sua cor rubi e no aroma floral a prova da casta nobre da região vinhateira mais antiga do mundo: a Touriga Nacional. No nariz enaltecem as notas de violetas envolvidas numa madeira discreta que atribuem ao vinho a sua complexidade aromática. A frescura inicial evolui para um centro de boca equilibrado entre volume e estrutura, e uma acidez evidente desde o início até ao fim de boca. Uma produção de 2.200 garrafas, feita a partir da Touriga Nacional de uma parcela de vinha previamente seleccionada. Na adega, a fermentação ocorreu de forma natural e submetida a temperatura controlada e uma leve extracção da componente fenólica. Seguiu-se o estágio em barricas de carvalho francês usadas (de 2.º ano) de 500 litros.

Os dois tintos chegam ao mercado com PVP €26,70 e €17,00.

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
publicidade
wook é uma oferta?