Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A rádio num coreto. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A rádio num coreto. A cultura num blogue.

29
Dez17

Passagem de ano: onde é que há festa?


helena margarida

2018 aproxima-se e é regra entrar no novo ano em festa.

Várias cidades, de norte a sul do país, estão a preparar as suas festas de passagem de ano. Neste artigo, compilamos as festas e os locais onde podes dizer adeus a 2017: entre cantares tradicionais e djs, há muito para escolher.

[bsc_collapsibles ]
[bsc_collapsible title="Albufeira"]
Albufeira prepara a Praça da Praia dos Pescadores para servir de palco a mais uma passagem de ano. Agir atua às 22h00 dando início à contagem decrescente para 2018 que chega com o tradicional fogo de artifício. Os Xutos & Pontapés entram no novo ano sem Zé Pedro, mas em palco.

Almada tem palco montado para receber 2018 em Cacilhas. Os Azeitonas são os convidados de honra. Um concerto que começa às 23h00 interrompe para o fogo de artifício das doze badaladas e prossegue já no novo ano depois do brinde e das passas da tradição.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Barcelos"]
Barcelos vai ter Maria Leal na Passagem de Ano. A grande festa terá como palco o Pavilhão Municipal. A partir das 23h30 são muitos os nomes que irão passar pelo espaço até 2018: All in Djs, Simplify, Pedro Caldas, Chinelos com Vida e Marcus fazem desta uma festa mágica.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Beja"]
Beja entra em 2018 com Nelson Freitas. Os Sem Limite aquecem o palco da Praça da República às 22h00. Às 00h00 haverá fogo de artifício e a primeira hora do ano novo vai ser da responsabilidade de Nelson Freitas. Sonido Andaluz sobe a palco às 01h45.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Braga"]
Braga tem Miguel Gameiro, Djs e Meninos do Rio na Avenida Central. Depois da chegada de 2018 é Wilson Honrado que irá manter a animação. À meia noite haverá um espetáculo pirotécnico, brindes e uvas passas como manda a tradição.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Coimbra"]
Coimbra entra a dançar em 2018 ao som dos HMB. Os festejos do ano novo acontecem no Largo da Portagem, mas também haverá festa na Praça do Comércio com um concerto dos Peste & Sida e Karetus. O programa compõe-se também de um Revival Musical na Praça 8 de maio e no Terreiro da Erva a animação também está garantida pela banda Hidrogénio. Não faltará o fogo de artifício sobre as águas do Mondego.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Figueira da Foz"]
Figueira da Foz recebe o ano novo ao som de David Carreira, Diogo Piçarra, Pedro Abrunhosa e Inês Simões. Os festejos de Passagem de Ano começam já hoje, 29 de dezembro, com Diogo Piçarra e Inês Simões finalista do programa The Voice Portugal. Amanhã, dia 30 de dezembro a noite é de David Carreira e dia 31 com o soar das 12 badaladas arranca o espetáculo piromusical. Pedro Abrunhosa dá as boas vindas a 2018.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Guarda"]
Guarda tem Richie Campebell no cartaz para a Passagem de Ano. O concerto está agendado para as 22h00 na Praça Luis de Camões. O Dj João Vaz atua logo depois do fogo de artifício da meia noite.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Guimarães"]
Guimarães saúda 2018 com um espetáculo multimédia no Centro Histórico onde são esperadas cerca de 10 mil pessoas. Às 23 horas irá começar a exibição de vídeos na torre da Igreja da Oliveira. Durante a hora que antecede a meia-noite, o público assiste a uma “Master Collection”, uma rubrica que percorre as imagens de baú da música vintage, dos anos 20 aos 80, entre telediscos, genéricos e imagens de filmes musicais. Quando faltarem três minutos para as badaladas que anunciam 2018, um céu estrelado vai surgir na torre da Igreja da Oliveira enquanto uma voz anuncia a chegada do novo ano. A partir daqui, começa um festival de criatividade e de efeitos especiais de vídeo mapping, com música frenética e variada, dando origem a um mosaico de imagens e ritmos que compõem a arquitetura visual do espetáculo. Após a meia-noite, a festa no Centro Histórico continua com muita música, no Largo da Oliveira e na Praça de S. Tiago, a cargo de 6 DJs.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Lagos"]
Lagos vai ver o último dia do ano e o primeiro do novo ano com muita animação. No dia 31 de dezembro vai subir ao palco, a partir das 22h30, uma das mais conhecidas bandas portuguesas – os D.A.M.A. À meia-noite, os céus de Lagos enchem-se de cor para a despedida de 2017, com um espetáculo piromusical. Está também prevista uma entrada animada em 2018. A partir da 00h15, e durante uma hora, Lagos será animado pelos Meninos da Vadiagem, um coletivo de DJs, composto por Santo (DJ e MC), Mike (Maschine) e Thomas (Scratch).
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Lisboa"]
Lisboa tem no Terreiro do Paço tradição de Passagem de Ano. Serão três dias de festa para receber o ano novo. Dia 29 o palco é de Ana Moura e no dia 30 quem toma conta do espaço é Lura e Bonga. No último dia do ano a animação será da responsabilidade de Marta Ren & The Groovelvets e pelos Capitão Fausto. Com a chegada de 2018 haverá fogo de artifício durante doze minutos o céu de Lisboa ficará mais colorido e iluminado, tudo ao som de uma banda sonora composta para o efeito pelos Beatbombers. O novo ano começa ao som da música portuguesa pela voz de Lena d’Agua, Miguel Ângelo, Luis Portugal, Rui Pregal da Cunha entre muitos outros.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Machico"]
Machico recebe 2018 com música e fogo de artifício na baia. A partir das 21h30 no Largo da Praça o grupo Electro Band irá animar o povo até às doze badaladas. A celebração da passagem do ano será o momento mais aguardado da noite, e acontecerá com o lançamento do fogo-de-artifício desde a baía de Machico. Depois das boas-vindas a 2018 o DJ Jaime Freitas sob ao palco para animar a primeira noite novo ano.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Moimenta da Beira"]
Moimenta da Beira “queima o Velho” na última noite o ano. “Traga o espumante, o bolo-rei e roupa velha vestida do avesso” para cumprir a tradição. A concentração está marcada para o Largo da Portelinha, no Arrabalde, por volta das 22h00. Uma hora depois, ao som de um grupo de concertinas, o velho iniciará o seu percurso que, ao longo das ruas, será acompanhado pela população que se vai juntando e engrossando o cortejo onde haverá homens que carregam luminárias a arder, um falso padre e muitas carpideiras que gritam em altos brados a ‘morte’ do velho. O percurso atravessa as principais ruas da vila e demora cerca de 45 minutos até chegar ao Largo da Fonte de S. João, também no Arrabalde, onde decorrerá todo o ritual que se inicia ao som das doze badaladas da torre da igreja matriz, ali ao lado. Será então lançado o fogo ao velho e dadas as boas vindas ao ano novo. A festa e animação de rua regada com espumante Terras do Demo acompanhada de bolo-rei prossegue até ser manhã.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Portimão"]
Portimão despede-se de 2017 e dá as boas-vindas ao novo ano com muita música e animação acompanhadas pelo tradicional fogo de artifício. A festa começa logo no dia 30 de dezembro, com a atuação da banda portuguesa "The Gift" na zona ribeirinha junto à Antiga Lota, a partir das 22h00. No dia 31 de dezembro, a despedida a 2017 começa às 21h00, no mesmo local, ao som de diversos ritmos da música brasileira, com a artista Edna Pimenta e a Banda Pimenta de Cheiro, e ainda o Grupo de Baile Som Laranja e o Dj Maxman, que irão animaraté às 3h00. Também na Zona Ribeirinha de Alvor, a partir das 22h30 do dia 31 de dezembro, a animação musical está assegurada com o DJ Valter Alemão. O acesso a ambos os recintos e nos dois dias é livre. No dia 31 de dezembro, quando soarem as badaladas da meia-noite, os céus serão iluminados a partir da Praia da Rocha, e na zona ribeirinha de Portimão e zona ribeirinha de Alvor pelo habitual fogo de artifício.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Porto"]
Porto tem na Avenida dos Aliados palco montado para receber 2018. HMB abrem os festejos de Passagem de Ano, amanhã, 30 de dezembro. No último dia de 2017 será Áurea a fazer a contagem decrescente para as doze badaladas. O espetáculo de fogo de artifício dá as boas vindas ao novo ano seguindo-se o concerto dos Amor Electro. Às 02h00 a animação prossegue com o Dj Nuno Luz da Rádio Comercial. À semelhança do último ano a festa também se irá fazer no Largo do Amor de Perdição (Cordoaria) e na Praça dos Poveiros.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Vila Nova de Cerveira"]
Vila Nova de Cerveira vive a ‘Noite Velha no Castelo’. Esta festa já faz parte do roteiro das Passagens de Ano no Minho. Haverá animação dentro e fora de portas. A concentração faz-se pelas 22h30, no Terreiro, com a atuação do Conjunto Show Band. Para a contagem das 12 badaladas, a autarquia oferece champanhe e uvas passas acompanhadas do espetáculo de fogo-de-artificio que serve de banda sonora ao brinde e habituais desejos para 2018. Da rua para o Castelo! A festa continua pela noite dentro e só termina de madrugada. A ‘Noite Velha no Castelo’ apresenta três espaços musicais diferentes, com um vasto e rico conjunto de 12 DJ’s: no Glass Room, as presenças de Michael Klein, Fauvrelle, Ruuar e Urze; no Dance Room, Warn Up, Diego Morales, Nuno Rodrigues e Cheky Drums; e no Disco Room, Pedro Pagodes, Pedro Lima, Paulo Ribeiro e Marco Pires.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Vila Real"]
Vila Real terá animação de rua garantida no último dia de 2017. Às 16h00 acende-se na Praça do Município o madeiro de ano novo para começara a aquecer o recinto dos festejos de Passagem de Ano. Às 18h00 haverá a despedida do ano velho e às 22h00 no palco da Praça o Dj Miguel Simões será o anfitrião das doze badaladas que irão acontecer acompanhadas de fogo de artifício, as tradicionais uvas passa e o espumante da Adega de Vila Real. Os GNR dão continuidade à festa pelas 00h20.
[/bsc_collapsible]
[bsc_collapsible title="Viseu"]
Viseu vai proclamar-se “Cidade Europeia do Folclore” com a entrada em 2018. Mas há todo um programa de festejos no Campo do Viriato. Às 21h00 atuam os Grupos de Folclore do Concelho: Rancho Folclórico da Associação “As Cabacinhas de Santiago”, Rancho Folclórico de Gumirães e Grupo Folclórico Leões da Beira de Rio de Loba. Às 22h00 é a vez dos Tranglomango e Convidados fazerem a festa. Às 23h00 os Orquestrada animam os foliões até à meia noite altura em que o céu de enche de cor e luz para da as boas vindas ao novo ano. Os Orquestrada regressam para a segunda parte de concerto até à 01h00 altura em que o DJ Moullinex toma conta do espaço .
[/bsc_collapsible]
[/bsc_collapsibles]
estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo

O Largo do Beco acompanha o Festival RTP da Canção.
Liveblog a partir das 20h45 nos dias 18 e 25 de fevereiro (semifinais) e 4 de março (final).

publicidade

O Largo é social



Queres ver os teus eventos, músicas ou ações divulgadas no Largo?
Envia um email para webmaster@largodobeco.pt.

Agenda do Beco

Este noite na TV...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D