Reedição de “Lápides Partidas” de Aquilino Ribeiro vai ser lançada em Lisboa

A reedição de “Lápides Partidas” de Aquilino Ribeiro vai ser lançada, dia 16 de novembro, às 18h30, no auditório da Fundação Mário Soares. A apresentação vai estar a cargo de Aquilino Machado, neto do autor, e de António Ventura.

A propósito desta reedição a Bertrand Editora escreve na sinopse que “Lápides Partidas” é uma continuação de “A Via Sinuosa”. Libório Barradas, ainda preso às recordações tão profundamente sentidas de Santa Maria das Águias, deixa o enquadramento serrano da sua juventude e vem encontrar na Lisboa do tempo o ambiente pré-revolucionário que dois anos depois iria provocar o derrubamento da monarquia. Foi um período caldeado de idealismos e esperanças, que culminaria com a proclamação da República.

Este livro guarda um sabor autobiográfico: o testemunho de Libório Barradas é o do próprio Aquilino — personagem ativa de muitos dos acontecimentos políticos ocorridos nos fins do reinado de D. Carlos e nos primeiros dias do de D. Manuel — que vem impregnar de um tom efetivamente vívido os episódios em que se embrenha a figura principal do livro.

A primeira edição de “Lápides Partidas” é de 1945.

Deixar um comentário