Prémio Literário Pedro Fonseca com Janeiras e Encomendação das Almas como temas para 2018

O ritual de cantar as Janeiras ou o ritual da Encomendação das Almas são as propostas de tema da segunda edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca, a decorrer em 2018, devendo os participantes escolher uma delas para os textos que realizarem nas categorias a concurso, prosa e poesia.

A decisão por estes temas foi do executivo camarário de Proença-a-Nova, entidade que promove o Prémio para “promoção das nossas tradições e, não sendo exclusivas do nosso concelho, a verdade é que o cantar das Janeiras e a Encomendação das Almas traduzem a expressão de fé das nossas populações, em rituais que continuam a motivar as nossas comunidades”, referiu João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.

Os textos devem ser enviados para os Paços do Concelho nos meses de janeiro e fevereiro (atestado pela data de carimbo dos Correios). Serão escolhidos vencedores nas categorias de prosa e poesia, cada um com um prémio no valor de 1.500€.

A primeira edição do Prémio Literário Pedro da Fonseca realizou-se em 2016 tendo vencido Maria do Rosário Cristóvão, na categoria de conto/prosa com “O Guarda das Janelas Verdes”, e Paulo Renato de Jesus, na categoria de poesia com “Ondulações sob Eros e Psyche: Estórias de uma mulher entre Zero e Infinito”. Os textos vencedores foram publicados em livro pela editora Alma Azul, contando com um texto sobre o patrono do prémio literário, o proencense Pedro da Fonseca, da autoria de António Manuel Silva, e ilustrações de Catarina Alves.

Deixar um comentário