“Ensaio Sobre a Cegueira” – companhia galega estreia em Matosinhos

Ensaio sobre a cegueira chega ao Teatro Municipal de Matosinhos, a 11 de novembro, pela encenação de Ánxeles Cuña Bóveda.

Foram várias as interpretações feitas à obra de José Saramago, publicada em 1995; o Teatro O Bando encarregou-se de fazer a primeira adaptação teatral da obra, em 2004. Em 2008, o livro é adaptado para o cinema e conquista Hollywood, com o filme Blindness, do realizador Fernando Meirelles.

A companhia galega, que chega este mês a Matosinhos, traz um sotaque novo e uma interpretação única. Explorando as potencialidades dramáticas do texto do único português a conquistar o Nobel da Literatura, a versão da companhia da Galiza estreou em setembro de 2015 no Auditório Municipal de Ourense e conquistou, em 2016, o Premio Fetega para o melhor espetáculo.

Parábola exemplar do tempo que vivemos, Ensaio Sobre a Cegueira mergulha de cabeça nas contradições de uma realidade para a qual, podendo ver, nem sempre nos atrevemos a olhar: a nossa.

Um homem parado num semáforo descobre-se infetado por uma cegueira branca que se espalhará de modo fulminante pelo país. Subitamente incapazes de ver, os cidadãos caem numa espiral de emoções: do amor ao ódio, do medo à indiferença, da crueldade à doçura, tudo testemunhado pelos olhos de uma única mulher – a única que assiste ao descalabro da fome, da infâmia, da sujidade e do abuso; este é o enredo da obra a apresentar aos espectadores, pelas 21h30.

Deixar um comentário