Camilo Castelo Branco vai estar em Ribeira de Pena

A aldeia de Friúme, situada no concelho de Ribeira de Pena, foi um dos cenários da vida de Camilo Castelo Branco; aqui se enamorou e casou com Joaquina de França, de quem teve a primeira filha, Rosa. Desta estadia fugaz por Friúme o escritor levou a essência da terra e das gentes que se verifica ao longo de toda a sua obra.

Agora, Camilo Castelo Branco regressa a Ribeira de Pena nos dias 8 e 9 de setembro para Congresso Internacional. Camilo: o homem, o génio e o tempo é a proposta para a edição deste ano do evento que pretende perpetuar a memória cultural e patrimonial do escritor português.

Em 2016, pelos 175 anos do casamento de Camilo e Joaquina, realizado na Igreja Matriz do Divino Salvador, a Câmara Municipal de Ribeira de Pena e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro criaram uma parceria para dar seguimento aos seminários realizados até então sob a temática “Camilo e Ribeira de Pena”. A iniciativa evoluiu para Congresso Internacional, abrindo novas perspetivas de estudos camilianos.

Deixar um comentário