Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

17.05.18

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas de portas abertas para celebrar Dia Internacional e Noite dos Museus


helena margarida

Divulgação

O Museu de Lamego assinala o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, com entrada livre e para o dia 19 propõe uma programação especial com a celebração da “Noite dos Museus” no núcleo museológico do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas. Esta “saída” para o território é a resposta ao desafio lançado pelo Conselho Internacional de Museus - ICOM, “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”.

Divulgação

Os dias 18 e 19 de maio vão ser de arte, cultura e gastronomia no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, desenhadas com o traço da identidade singular do território, abrindo o mosteiro para um dia de descobertas e experiências únicas. Música, jogos, teatro, visitas, conversas, piqueniques e instalações visuais vão fazer deste mosteiro cisterciense o palco do Ciclo “Dias do Património a Norte”.

O Mosteiro abre-se para proporcionar um dia de descobertas e experiências singulares. Haverá visitas com quem melhor conhece os seus recantos, estórias e memórias, e conversas sobre Paisagem Cultural. O piquenique será servido pelas mãos de um Chef que tem o foco do seu trabalho na riqueza dos produtos locais e sazonais, reinterpretações da Baga do Varosa (o conhecido sabugueiro). Em família irá ouvir-se uma história, vinda de longe, sobre a importância da água e da sustentabilidade dos recursos naturais. Duas das comunidades locais apresentam uma performance musical e uma instalação visual. E, quando a noite se fizer chegar, um dos claustros do Mosteiro será ocupado para ouvir a inconfundível Aldina Duarte e o seu último trabalho, “Quando se ama loucamente”.

A “Noite dos Museus” começa logo pela manhã do dia 19 com um jogo-descoberta, prolongando-se pela tarde e noite com música, teatro, visitas, conversas, piqueniques, instalações visuais que contam com a participação da própria comunidade.

Dias do Património a Norte é um evento em rede promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte e que, ao longo de seis meses (de abril a setembro), vai transformar oito lugares patrimoniais da região Norte, em palcos de uma programação artística, cultural e gastronómica, desenhada com o traço da identidade singular de cada território. Em cada local, uma estória, um sabor, uma tradição, uma descoberta, estimulando uma dinamização cultural em locais de valor patrimonial inesgotável, criando sentimentos de descoberta e de pertença.

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo