Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

29.05.18

Media Capital prepara-se para lançar mais rádios online


Bruno Fernandes

Facebook Rádio Comercial/Direitos reservados

 

A Media Capital Rádios (MCR) prepara-se para lançar mais rádios online. O anúncio foi feito por Luís Cabral, administrador da holding da Media Capital para o setor rádio, numa entrevista à Meios & Publicidade publicada na manhã desta terça-feira. 

Dizendo que a MCR tem sido "inovadora", Luís Cabral diz que o grupo está a ser pioneiro "no sentido de lançarmos verdadeiramente o início do processo de digitalização das rádios. Não é fazer playlists com algoritmos informáticos. É fazer rádios digitais numa base de curadoria humana." 

Afirmando ser um "produto pioneiro", as 11 rádios da M80 mostram, no entender do responsável, "que o cluster da música dos anos 80 é da M80. Se temos essa propriedade no território FM, também faz sentido que tenhamos essa propriedade no território digital". 

"Haverá mais Cidade, mais Smooth, mais Comercial". 

Questionado se a MCR ia lançar mais rádios digitais, Cabral é perentório: "Até ao verão, teremos outra marca do grupo com rádios digitais". No entanto, não avança qual será a marca a ter rádios online. "Vamos passar na MCR por um processo de ter rádios digitais para cada uma das marcas. Temos agora 11 rádios com a marca M80. Há mais M80. Haverá mais Cidade, mais Smooth, mais Comercial", refere o responsável. 

Luís Cabral diz que, com o esquema encontrado para as rádios da M80, será possível lançar outras rádios online. "Na Smooth, por exemplo, posso fazer vários tipos de Smooth. Posso fazer vários tipos de Cidade. Posso fazer uma Cidade Rock, uma Cidade Pop. Se tenho uma Smooth de soul, será tudo soul. De blues, será tudo blues".

No éter, a MCR, no entanto, não prevê o lançamento de novos projetos. "Já temos cinco rádios: três de mass market, duas mais de nicho. Pelo tamanho do mercado, não está no horizonte lançar novas rádios", diz Luís Cabral. 

Recorde-se que a MCR já teve rádios online em formato linear, na altura do portal de música Cotonete, sendo que as mesmas foram encerradas em 2010, sendo que, depois, o site se centrou em rádios online da comunidade. No entanto, não nenhuma das rádios lineares tinham a chamada "curadoria humana". Já em 2011, a Rádio Comercial teve também uma rádio online dedicada à rubrica de Nuno Markl "Caderneta de Cromos", a Cromo FM, tendo encerrado alguns meses mais tarde. 

A MCR era, até há bem pouco tempo, a única que não apostava em rádios online. O grupo RTP mantém sete rádios digitais (Antena 1 Lusitânia, Antena 1 Memória, Antena 1 Vida, Antena 1 Fado, Antena 2 JazzIn' e Rádio ZigZag) e o grupo R/COM mantém quatro (80's RFM, RFM On The Rock, RFM Dancefloor e Oceano Pacífico). 

Ao todo, são cinco as rádios que a MCR detém no seu portefólio: Rádio Comercial, Cidade, M80, Smooth FMVodafone FM

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
publicidade
wook é uma oferta?