Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

20.11.17

«Ecce Homo» no Centro de Exposições de Odivelas


helena margarida

Divulgação

Fotografia e Pintura fundem-se para evocar religiões de várias partes do mundo, ao mesmo tempo que mostram uma forma original de visionar a identidade das diversas crenças. “Ecce Homo” da autoria de Tim Madeira e António Alves da Costa vai estar patente a partir do dia 23 de novembro na Galeria D. Dinis no Centro de Exposições de Odivelas e por lá vai ficar até 18 de janeiro de 2018.

Um Cristo em marfim, cuja sensualidade e fotogenia desencadearam todo o processo criativo e a pergunta “porque não recorrer a uma série de imagens de culto como base do mesmo?” levou à procura de imagens em coleções de família e de amigos, algumas delas adquiridas em viagens à China, Índia, acabando por construir uma com bocados de madeira encontrados em praias açorianas.

Imagens em marfim, madeira, barro ou pele, foram fotografadas com longas exposições - o obturador da máquina permanece aberto cerca de 10 minutos, enquanto o fotógrafo em plena escuridão, servindo-se de uma lanterna, vai pintando as imagens com sucessivas camadas de luz. Criado, desta forma, um fundo totalmente negro, fica aberto o campo para a intervenção do pintor que, sobre o mesmo, aplica tintas e colagens.

Os autores consideram esta uma intervenção de impulso e sentimento momentâneo, onde o artista plástico joga a criatividade utilizando uma técnica pessoal: pintura direta com tubos de tinta como se fossem lápis, usando espátulas que fazem correr as tintas como uma trincha, aplicando colagens (jornais/revistas), criando formas, volumes e texturas.

Com este processo, as imagens, já carregadas de memórias e vivências, ganham força de personagens.

António Alves da Costa é licenciado em fotografia pela Universidade Lusófona, e Tim Madeira tem o curso de fotografia do Arco, sendo licenciado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa e pela Escola de Arquitetura Superior de Madrid.

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo