Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A cultura num blogue.

13.04.18

“A Liturgia dos Pássaros” de Daniel Bernardes & Drumming em estreia no 36º Festival de Música em Leiria


helena margarida

Divulgação

Neste projeto “A Liturgia dos Pássaros”, Daniel Bernardes lança-se ao desafio de escrever música segundo as técnicas e estética de Messiaen que depois mistura com o seu jazz contemporâneo. Uma experiência inédita e onde presta homenagem ao mestre Francês quando passam 110 anos do seu nascimento.

Bernardes toma contacto com a música de Olivier Messiaen na adolescência, ainda em contexto formativo, desenvolvendo desde logo um fascínio imediato pela “Sinfonia Turangalîla”.

Embora Messiaen nunca tenha trabalhado ou demonstrado particular interesse pelo mundo do jazz, era famoso pelas suas improvisações nomeadamente por ocasião das missas na Igreja da Santa Trindade em Paris onde, ao órgão, improvisava de acordo com os diferentes momentos da cerimónia.

Daniel Bernardes estudou durante anos a linguagem do jazz, e lançou-se a explorar as possibilidades do sistema harmónico de Messiaen. Esboçando nova música e com crescente entusiasmo, rapidamente surgiu a ideia de juntar um trio de piano jazz a um ensemble de percussão. Com este propósito dirige o convite aos Drumming, o mais importante ensemble de percussão do panorama musical português, convite este prontamente aceite pelo seu Diretor Artístico: Miquel Bernat.

Dia 18 de abril o espetáculo de homenagem a Okivier Messiaen vai ser apresentado na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, no âmbito do 36º Festival de Música em Leiria. A entrada é gratuita, mas sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala.

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo