Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

Largo do Beco

O mundo num beco. A rádio num coreto. A cultura num blogue.

Largo do Beco

O mundo num beco. A rádio num coreto. A cultura num blogue.

09
Fev18

“Ilha dos Imortais” e “Global Make-up Program” no Museu da Vila Velha


helena margarida

Divulgação

O Museu da Vila Velha, em Vila Real, recebe a partir de amanhã as exposições “Ilha dos Imortais” e “Global Make-up Program”, de Tereza Trigalhos e Zoran respetivamente. A inauguração está agendada para as 15h00 e contará com a presença de ambos os Artistas. A entrada é livre.

Edgardo Xavier, crítico de Artes Plásticas da A.I.C.A., refere-se à obra de Tereza Trigalhos como “uma pintura intemporal e vigorosa que, não seguindo modelos, a si própria se arquetipiza”. Para o mesmo autor “tudo na pintura de Tereza Trigalhos nos remete para as dicotomias e para o radicalismo dos excessos: a forma e a cor, a dinâmica do gesto e a composição antropocêntrica, mediunidade entre o real e o transcendente… O conteúdo destas propostas oscila entre Eros e Tanatos com a determinação de uma linguagem ímpar na Pintura Portuguesa Contemporânea! As suas telas, vórtices de cor e movimento, são arenas de uma luta que evolui ao compasso da sua explosiva interioridade e do seu incontestável talento”.

Já para Álvaro Lobato de Faria “Zoran, o encenador, instalado no seu labirinto social, dele não participa. Inquieto, inquisidor, reconhece a trama e põe em cena a vida corroída por um desespero surdo, um sentimento de angústia estranhada e irresistível transportando à sua caracterização a fragilidade física e moral de uma sociedade corroída por vícios e à deriva num denso simulacro que conduz a uma aparente paralisia dos seres, enclausurados no seu próprio grito. Verdades extraídas da angústia de saber-se no caos, na ruína no labirinto universal em que a humanidade mergulhou”.

“Ilha dos Imortais” e “Global Make-up Program” podem ser visitadas até ao dia 8 de abril.

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
09
Fev18

Retratos de “Humanos” no Centro de Exposições de Odivelas


helena margarida

Divulgação

Está patente no Centro de Exposições de Odivelas “Humanos” a primeira mostra de trabalhos fotográficos do artista Luís de Figueiredo. Eternização de momentos, fragmentos de realidade absolutamente casuais e efémeros, captados pela lente do autor que é já considerado um promissor artista fotográfico.

Luís de Figueiredo nasceu em Moçambique mas cresceu em Portugal. É licenciado em Estudos Europeus e o seu caminho artístico percorre o design, a multimédia e a pintura. Mas foi pela fotografia que Luís de Figueiredo se apaixonou, já no final da adolescência, numa paixão que tem vindo a crescer.

Para o artista, não existe um mote específico ou qualquer sequência nas imagens que capta: o mundo que nos rodeia está repleto de imagens interessantes, de rostos, de momentos e é no retrato que tira o maior prazer que a fotografia lhe dá.

A exposição “Humanos” vai estar patente até ao dia 15 de abril, na Sala António Lino do Centro de Exposições de Odivelas.

UBER Pedir uma boleia

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
09
Fev18

Vinho, gastronomia, música e Floresta no simplesmente… Vinho 2018


helena margarida

Divulgação

A casa do cais Novo, no Porto, prepara-se para receber a sexta edição do simplesmente... Vinho, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

somos Vignerons… somos Floresta é o lema para este ano do único salão português que conta com 100 + 1 vignerons de Portugal e Espanha e + um convidado de França, a arte de seis autores, a música de dois projetos portugueses, os petiscos de quatro restaurantes e a parceria da Quercus no somos…floresta. A Casa de Mouraz é o convidado de honra por serum dos vignerons portugueses mais afetado pelos fogos de 2017 com destruição de vinha, alfaias agrícolas, armazém e vinhos engarrafados.

Este salão off­ simplesmente… Vinho é a ligação à terra, às castas locais, a uma enologia competente mas com raízes na tradição “sem maquilhagem”, como diz Filipa Pato. O vigneron dá a cara pelo que faz, e testemunha a “emoção que sentimos cada vez que bebemos os seus vinhos”. Neste espaço estão em pé de igualdade o Romano Cunha, de Trás-os-Montes, que faz apenas uns poucos milhares de garrafas ou o Álvaro Castro que engarrafa 100 vezes mais. A Joana Pinhão e o seu limitadíssimo Somnium branco de Murça e o Miguel Louro que é a referência do Alentejo. “Há um sentimento de partilha entre todos os vignerons que simplesmente… os une, há energia e sinergia, o feeling é um por todos e todos por um”.

Este tipo de salão proporciona aos visitantes o contacto com sabores diferentes e uma outra forma e atitude de estar no mundo do vinho.

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza junta-se ao evento com um conjunto de ações em torno da temática “Floresta”. No sábado 24 às 16h, irá realizar um colóquio sobre "A Floresta e mundo rural" e a "Preservação da biodiversidade e promoção de práticas amigas do ambiente na viticultura". Paralelamente irá criar um espaço que mostrará plantas autóctones com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de preservar e valorizar o património natural. A todos os visitantes será oferecida uma planta, para posterior plantação, de forma a poderem contribuir para o esforço nacional de replantação das áreas perdidas.

No que diz respeito à arte, Nuno Pinto Leite, da galeria Ela Vai Nua, é o curador da exposição com obras de seis artistas: Diogo Muñoz, Isabel de Andrade, Paulo Ramunni, Rosarinho Cruz, Susana Bravo e Tim Madeira. Artistas escolhidos pelas suas cumplicidades e, ao mesmo tempo, complementaridades.

A música encerra cada um dos dias do simplesmente… sexta 23 o concerto de “Orquestra Fina”, projeto cantado em português do músico de jazz Rui Teixeira é o convidado a subir ao palco. Para sábado está agendada a estreia dos “7”, a nova banda de André Indiana que realiza aqui o seu primeiro concerto.

Para além do vinho, da arte e da música, são três os restaurantes que se juntam à festa: Delicatum (Braga), Carvão (Cais da Afurada) e DOP (Porto) servirão petiscos para acompanhar os vinhos do simplesmente… Vinho.

Destaque para o jantar pop-up de sexta-feira no mais recente restaurante do chef portuense Luís Américo, o Typographia Progresso. A proposta será uma combinação das diferentes inspirações do chef com vinhos simplesmente... autênticos, e a presença dos respetivos vignerons.

UBER - Pedir uma boleia

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
07
Fev18

Rádio Alfa sem festa anual


Bruno Fernandes

Le Parisien/Direitos reservados

 

Pela primeira vez, ao fim de 29 anos, a Rádio Alfa, rádio portuguesa em França, não organizará a sua festa anual em junho.

Armando Lopes, presidente da Alfa, num comunicado publicado no Facebook, revela "tristeza" após "29 anos de festas anuais consecutivas que se transformaram ao longo dos tempos num acontecimento de referência das culturas portuguesa e lusófonas em França e na Europa" e agradece as "mensagens" e a "ajuda" nesta altura diíficil.

A decisão prende-se com a "conjuntura atual" da rádio.

"Durante todos estes anos, a Rádio Alfa apresentou ao vivo à Comunidade Portuguesa de França o que de melhor se produzia em Portugal e noutros países lusófonos. Mas fez mais do que isso: reuniu emigrantes e lusodescendentes em convívios extraordinários, ajudou a reforçar os laços entre todos e, num só dia, chegou várias vezes a reunir mais de 20 000 pessoas num ambiente emocionante de alegria e de grande fraternidade.", refere Armando Lopes.

A Rádio Alfa é a única rádio portuguesa na região parisiense, tendo comemorado, em 2017, 30 anos de emissões. Emite 24 horas por dia praticamente em português. Todas as semanas, mais de 450 mil ouvintes escutam a Alfa. A Festa da Rádio Alfa era descrita pelos media locais como "o principal ponto de encontro da comunidade".

Comunicado na íntegra

 

estamos no Facebook e no Twitter.
visita também a Bilheteira do Largo
publicidade

dia-dos-namorados-2018-mrec

O Largo é social



Queres ver os teus eventos, músicas ou ações divulgadas no Largo?
Envia um email para webmaster@largodobeco.pt.

Agenda do Beco

Este noite na TV...

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D